O jogo de handebol
O handebol se
assemelha muito ao futebol quando se trata objetivos do jogo. Cada time tenta
levar a bola o mais perto do gol adversário para poder então tentar uma
investida (marcar um gol) e evitar que o time adversário realize a mesma ação.
O número de substituições é ilimitado, mas deve ser feito em um espaço de
4,45m, partindo da linha central da quadra (não é necessário parar o jogo para
realizar as substituições, e estas apenas podem se realizar após que o jogador
a ser substituído saia completamente da quadra).
Durante uma
defesa todos os jogadores do time têm o mesmo objetivo, tentar bloquear a
passagem de qualquer jogador adversário pela barreira defensiva formada pelo
time defensivo. Já durante um ataque, cada jogador, dependendo de sua posição,
realiza um conjunto de ações distinto. Porém, todos buscando o mesmo objetivo.
Atravessar, ou tornar possível a passagem de outro jogador de seu time, a
barreira defensiva adversária, tendo a chance de marcar um gol.
Fundamentos técnicos do handebol
Em qualquer
esporte quando se fala em fundamentos técnicos nos referimos aos movimentos
básicos da modalidade os quais uma pessoa precisa se apropriar ou aprender para
ter condições de jogar.
Se
observarmos, todas as modalidades esportivas possuem fundamentos técnicos sendo
que, em algumas, o nome e a função de muitos fundamentos são comuns mudando
somente a forma de realizá-lo.
No handebol
temos como fundamentos técnicos: o passe, a recepção, a empunhadura, o
arremesso, a progressão, o drible e a finta. Vamos agora entender o que é e
para que é utilizado cada um deles no handebol.
Passe: é a ação de enviar a bola ao companheiro de forma que
ele consiga recebê- la para executar outra ação. Um bom passe pode colocar o
companheiro em condições favoráveis de arremessar em direção ao gol adversário.
Recepção: é a ação de receber a bola, amortecer e reter a bola de forma
adequada. A boa execução deste fundamento depende muito da forma como a bola
foi passada, ou seja, da execução do passe.
Empunhadura: é a forma de segurar a bola do handebol com uma
das mãos. Na empunhadura os cinco dedos da mão permanecem bem afastados entre
si e a palma fica ligeiramente côncava. Arremesso: é o fundamento sempre
realizado em direção à meta adversária na tentativa de realizar o gol.
Progressão: são as formas utilizadas para poder se deslocar na quadra durante o
jogo quando se está de posse da bola. Pode ser realizada, por exemplo, por meio
do drible.
Drible: No handebol é o movimento de bater a bola contra o solo com
uma das mãos estando o jogador parado ou em movimento. O drible permite ao
jogador deslocar-se estando com a posse da bola. Fintas: São mudanças de
direção realizadas pelo jogador atacante que, estando de posse de bola, procura
evitar a ação do defensor.
A quadra
A quadra de
jogo é um retângulo com de 40 metros de comprimento e 20 metros de largura.
Consiste em duas áreas de gol e uma área de jogo. Os lados maiores são chamados
de linhas laterais e os lados menores são chamados de linhas de gol (entre os
postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos os lados da baliza).
Deveria haver
uma zona de segurança ao redor da quadra de jogo, com largura mínima de 1 metro
ao longo das linhas laterais e 2 metros atrás das linhas de fundo. A área
privativa do goleiro será determinada por um semicírculo cujo raio medirá 6m,
desde o centro do gol. Nesta área somente o goleiro pode ficar, atacantes e
defensores 28 devem ficar fora dela (não é permitido nem pisar na linha,
entretanto pode-se pulá-la de fora para dentro, desde que se solte a bola
enquanto estiver no ar).
O outro semicírculo
será colocado a 9m, este sendo tracejado e determinando a linha do tiro livre
(de onde geralmente são cobradas as faltas realizadas pela defesa).
A baliza
possui largura interior de 3m e altura de 2m. Em frente e ao meio de cada
baliza, e a uma distância de 7m, traça-se uma linha paralela à do gol, de 1m de
comprimento e chamada de marca dos 7m (penalidade máxima), este lance apenas é
ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário enquanto este
atacava a meta da defesa.
Regras básicas
No handebol é permitido:
Lançar, agarrar, parar, empurrar
ou golpear a bola usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco,
coxas e joelhos. Atirar, agarrar, parar, empurrar ou bater a bola, usando mãos
(abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.
·
Usar braços e mãos para bloquear ou ganhar posse
da bola;
·
Usar uma mão aberta para tirar a bola do
adversário de qualquer direção;
·
Usar o corpo para obstruir um adversário, mesmo
quando o adversário não está em posse da bola;
·
Fazer contato corporal com um adversário, quando
de frente a ele e com os braços flexionados, e manter este contato de modo a
controlar e acompanhar o adversário. Segurar a bola durante, no máximo 3
segundos, também quando ela estiver em contato com o solo.
Dar no máximo
3 passos com a bola. Estando parado ou correndo:
a) quicar a bola uma vez e agarrá-la novamente com uma ou duas mãos;
b) quicar a bola repetidamente com uma mão (drible) e então agarrá-la ou pegá-la novamente com uma ou ambas as mãos;
c) Rolar a bola sobre o solo repetidamente com uma mão e então agarrá-la ou pegá-la de novo com uma ou ambas as mãos.
Assim que o jogador segurar a bola com uma ou ambas as mãos, ela deve ser jogada dentro dos 3 segundos seguintes ou depois de no máximo 3 passos. Passar a bola de uma mão para a outra sem perder contato com ela.
a) quicar a bola uma vez e agarrá-la novamente com uma ou duas mãos;
b) quicar a bola repetidamente com uma mão (drible) e então agarrá-la ou pegá-la novamente com uma ou ambas as mãos;
c) Rolar a bola sobre o solo repetidamente com uma mão e então agarrá-la ou pegá-la de novo com uma ou ambas as mãos.
Assim que o jogador segurar a bola com uma ou ambas as mãos, ela deve ser jogada dentro dos 3 segundos seguintes ou depois de no máximo 3 passos. Passar a bola de uma mão para a outra sem perder contato com ela.
No handebol não é permitido:
Tocar a bola
mais de uma vez depois que ela foi controlada, a menos que ela tenha tocado o
solo, outro jogador, ou a baliza neste meio tempo; tocá-la mais de uma vez não
será penalizado, se o jogador cometer uma “falha de recepção”, ou seja, falhar
na tentativa de controlá-la ao tentar agarrá-la ou detê-la.
Tocar a bola
com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for arremessada
por um adversário. O jogo continua se a bola tocar num árbitro dentro da
quadra. Se um jogador em posse da bola se movimentar apoiando um ou ambos os
pés fora da quadra (e a bola ainda estiver dentro da quadra) por exemplo para
passar ao redor de um jogador defensor, será aplicado um tiro livre para o
adversário.
Arrancar ou
bater na bola que está na mão do adversário. Bloquear ou empurrar o adversário
com braços, mãos ou pernas. Deter, segurar, empurrar, bater ou pular sobre um
adversário. Impedir, obstruir ou colocar em perigo um adversário (com ou sem a
bola) em contradição às regras.
Tiro de saída
No começo do jogo, o tiro de
saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio, e optou para iniciar com a
possa de bola, ou pela outra equipe se, a equipe que ganhou o sorteio escolher
o campo de jogo. Após o intervalo do 1o meio tempo o tiro de saída pertence à
equipe que não o executar no início do jogo. Após um gol ter sido marcado, o jogo
é recomeçado por um tiro de saída, executado pela equipe que sofreu o gol. O
tiro de saída é executado no centro da quadra de jogo, em qualquer direção. Ele
é precedido do apito do árbitro autorizando a sua execução em, no máximo, 3
segundos. No momento do tiro de saída, todos os jogadores devem estar na sua
própria meia quadra. A equipe adversária deve estar a 3 m de distância do
jogador executante do tiro.
Tiro de lateral
O tiro de
lateral é ordenado assim que a bola ultrapassar completamente uma linha lateral
ou quando a bola tocar em último lugar, num jogador da equipe que defende,
antes de sair da quadra de jogo pela linha de fundo. A execução do tiro de
lateral é feito sem a necessidade do sinal de apito do árbitro, pela equipe
cujos jogadores não tocaram na bola, antes dela ter ultrapassado a linha
lateral ou de fundo. 20 O tiro de lateral é executado no local onde a bola
ultrapassou a linha lateral ou se esta ultrapassou a linha de fundo na
intersecção da linha lateral com a linha de fundo do mesmo lado. O executante
do tiro de lateral deve manter, pelo menos, um pé sobre a linha lateral até que
a bola tenha saído de sua mão. Os jogadores adversários devem manter-se a uma
distância mínima de 3 m do executor.
Tiro de meta
Um tiro de
meta é ordenado quando a bola ultrapassar a linha de gol por fora da baliza. É
executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro, dentro de sua área do gol.
Tiro livre
Um tiro livre é ordenado nos
seguintes casos:
a) falta na substituição ou
entrada irregular no jogo;
b) falta do goleiro;
c) faltas no manejo da bola;
d) lançamento intencional da bola pela linha de gol por fora da baliza ou linha lateral;
e) jogo passivo;
f) faltas na conduta para com o adversário;
g) execução incorreta dos tiros;
h) conduta anti-desportiva;
i) via de fato (agressão).
O tiro livre é executado sem o sinal do árbitro, em princípio, no local onde a falta foi cometida. Se este local está situado entre as linhas da área do gol e a de tiro livre da equipe que cometeu a infração, o tiro livre concedido à equipe atacante é executado no local mais próximo, imediatamente fora da linha de tiro livre.
b) falta do goleiro;
c) faltas no manejo da bola;
d) lançamento intencional da bola pela linha de gol por fora da baliza ou linha lateral;
e) jogo passivo;
f) faltas na conduta para com o adversário;
g) execução incorreta dos tiros;
h) conduta anti-desportiva;
i) via de fato (agressão).
O tiro livre é executado sem o sinal do árbitro, em princípio, no local onde a falta foi cometida. Se este local está situado entre as linhas da área do gol e a de tiro livre da equipe que cometeu a infração, o tiro livre concedido à equipe atacante é executado no local mais próximo, imediatamente fora da linha de tiro livre.
Tiro de 7 metros
Um tiro de 7 metros é ordenado
quando alguém fazer fracassar uma clara chance de gol, de forma irregular, em
qualquer parte da quadra. O tiro de 7 metros é um lançamento direto à baliza e
deverá ser executado dentro dos 3 segundos seguintes ao apito do árbitro. O
jogador que executar o tiro de 7 metros não poderá tocar nem ultrapassar a
linha de 7 m, antes que a bola tenha deixado sua mão. 21 Durante a execução do
tiro de 7 metros, nenhum outro jogador além do executor poderá estar colocado
entre as linhas de área de gol e tiro livre.
Exclusão
Uma exclusão
terá de ser ordenada nos seguintes casos:
a) substituição irregular ou entrada incorreta;
b) irregularidades repetidas na conduta para com o adversário;
c) atitude anti-desportiva;
d) não livrar a bola, imediatamente, quando uma decisão contra a equipe do jogador que está de posse da mesma.
A advertência é assinalada ao jogador faltoso, ou ao oficial de equipe, com indicação ao secretário, através da apresentação do cartão amarelo de forma bem visível.
a) substituição irregular ou entrada incorreta;
b) irregularidades repetidas na conduta para com o adversário;
c) atitude anti-desportiva;
d) não livrar a bola, imediatamente, quando uma decisão contra a equipe do jogador que está de posse da mesma.
A advertência é assinalada ao jogador faltoso, ou ao oficial de equipe, com indicação ao secretário, através da apresentação do cartão amarelo de forma bem visível.
Desqualificação
Uma desqualificação terá de ser
pronunciada nos seguintes casos:
a) entrada na quadra de jogo por um jogador não autorizado a participar;
b) irregularidades grosseiras na conduta para com o adversário;
c) atitudes anti-desportivas repetidas de um oficial de equipe a um jogador que esteja fora da quadra de jogo;
d) atitudes anti-desportivas;
e) através de uma terceira exclusão do mesmo jogador;
f) vias de fato (agressão).
a) entrada na quadra de jogo por um jogador não autorizado a participar;
b) irregularidades grosseiras na conduta para com o adversário;
c) atitudes anti-desportivas repetidas de um oficial de equipe a um jogador que esteja fora da quadra de jogo;
d) atitudes anti-desportivas;
e) através de uma terceira exclusão do mesmo jogador;
f) vias de fato (agressão).
Posições dos Jogadores no handebol
Armador
É a
“locomotiva” do time no ataque. Este jogador esta no centro do ataque e comanda
o curso e o tempo do mesmo. Este é geralmente o mais experiente jogador do
time, deve saber arremessar com força e ter um grande repertório de passes.
Deve possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa
adversária. Força, concentração, tempo de jogo e passes certos são o que
destacam um bom armador.
Meia
O
“combustível” do time no ataque. Os meias geralmente possuem os mais fortes
arremessos e são, geralmente, os mais altos jogadores do time. Entretanto
existem excepcionais jogadores que são menores que a média, mas possuem
arremessos poderosos e técnica muito apurada. Estes são geralmente os jogadores
22 mais perigosos durante o ataque, pois os arremessos costumam partir deles ou
de outro jogador o qual tenha recebido um passe dele.
Ponta
Geralmente
são eles que começam as jogadas de ataque. Os pontas são velozes e ágeis; e
devem possuir a capacidade de arremessar em ângulos fechados. O destaque no
arremesso não é a força, mas a habilidade e mira, podendo mudar o destino da
bola apenas momentos antes de soltá-la em direção ao gol. Estes jogadores
também são muito importantes nos contra-ataques, apoiados em sua velocidade e
posicionamento.
Pivô
O “coringa”
do time no ataque. Posicionam-se entre as linhas de 6m e a de 9m. Seu objetivo
é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam
arremessar de uma distância menor, ou se posicionar estrategicamente para que
ele mesmo possa receber a bola e arremessar em direção ao gol. O pivô possui o
maior repertório de arremessos do time, pois ele deve passar pelo goleiro e
marcar o gol geralmente sem muita força, impulsão ou velocidade, e em jogadas
geralmente rápidas.
Goleiro
Se o goleiro
defender um arremesso ou conseguir um tiro livre, ele deve ter a habilidade e o
raciocínio rápido para observar se algum jogador se encontra em uma posição de
contra-ataque, fazendo assim o lançamento que deve ser rápido e certeiro. O
goleiro não é apenas um jogador de defesa, mas um importante armador de
contra-ataques.
FONTE: Apostila de Educação
Física 6º e 7º Ano – Secretaria de Educação de Rondônia
.
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ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirNo blog existe espaço para discutirmos e para troca de ideias e sugestões. Comentários que não ajudam e sem fundamentos serão excluídos.
Excluirvocê deveria ter usado parágrafos nas desqualificações e na exclusão. Porque é bem difícil de ler.
ResponderExcluirMuito obrigado, sugestão acolhida e realizada.
Excluirmarromeno
ResponderExcluirQue Bosta grande (principalmente meu coment)lixus
ResponderExcluirentao aprende a ler e escrever
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluirpra que criaram esse site vei
ResponderExcluirEste blog foi criado para servir de apoio para os meus alunos na aulas de educação física. Neste bimestre este conteúdo foi trabalhado na quadra e vai ser contado na prova.
Excluirbem legal o site
ResponderExcluirMuito obrigado, qualquer dúvida ou sugestão para novas publicações pode ficar a vontade.
Excluireu tava procurando respostas enem 2014 ai pesquisei handbol e achei isssu
ResponderExcluirvai procura preguiçoso
ExcluirMuito bom essa matéria , vou tirar uma boa nota .
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