Pular para o conteúdo principal

Socialização de Práticas - Oficina - Brincadeiras com intervenção na Educação Infantil




Introdução

               Nesta oficina vivenciaremos formas de intervenção do professor em brincadeiras e atividades nas aulas de movimento. As intervenções podem ocorrer por meio de brincadeiras contextualizadas, utilização de materiais alternativos, desafios motores e na organização do local da brincadeira.

              O professor tem a possibilidade de intervir e incrementar os jogos e brincadeiras que são realizados nas aulas de movimento, as intervenções são necessárias para direcionar as brincadeiras transformando-as em ferramentas pedagógicas que contribuem para alcançar os objetivos da Educação Infantil. Na presente oficina serão abordadas as seguintes atividades de intervenções: 
     1- Brincadeiras contextualizadas – As brincadeiras podem ser contextualizadas de acordo com os conteúdos, com projetos, com valores, histórias, filmes ou músicas. As alterações para contextualização podem ser simples como a utilização de objetos diferentes, dar nomes de personagens ou incluir valores na brincadeira.

  • Brincadeira da Chuva para pular o Rio;
          -O vento soprava e a chuva caía! 3x
          - aaaaaaaaaaaaaa!
          - E o rio aumentou
  • Brincadeira da Galinha e dos pintinhos: 
                   -Có, có,có cadê os meus pintinhos??
                   - Piu, piu, piu nós estamos aqui.
                   - Có, có, có venham todos para cá.

   2 - Utilização de materiais alternativos – Podemos utilizar materiais alternativos para desenvolver brincadeiras, jogos simbólicos e atividades de exploração. Dentre os materiais que podemos utilizar nas aulas mangueiras, caixas de papelão, garrafas pet, panos, tampinhas de garrafas, pneus, etc. 

  • Brincadeiras com os bastões de 30 cm.
  • Cabo de vassoura.
  • Lona.
  • Argola de empapelamento.
  • bolinha de papel.

     3 - Desafios motores – Os desafios motores são atividades em forma de circuito e podem ser organizados de acordo com a divisão proposta por (GALAHUE 2013) em atividades de locomoção, manipulação e estabilização.

  1. Locomoção - Brincadeiras baseadas em deslocamentos: correndo, andando, saltando, etc.
  2. Manipulação - Brincadeiras baseadas na relação da criança com objeto usando as mãos, pés e outras partes do corpo.
  3. Estabilização - Brincadeiras baseadas em equilíbrio. 

    4 – Organização do local da brincadeira – As aulas de movimento podem ocorrer em qualquer local da escola e pode ser implementada pelos objetos e os aspectos arquitetônicos do local como bancos, pequenos muros, utilização de grades, arvores e diversos tipos de pisos como grama, areia, piso, etc. Algumas atividades de movimentos podem ocorrer com a exploração dos locais sempre considerando os aspectos de segurança. 

Apresentação do prezi ppt.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabelas de Classificação de Testes de Aptidão Física e Índice de Massa Corporal IMC

Segue as tabelas para a realização do trabalho solicitado na aula de Educação Física Fonte: MANUAL DE APLICAÇÃO DE MEDIDAS E TESTES, NORMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PROESP-BR, 2007.

Apostila de Voleibol 7º Ano 4º Bimestre

Voleibol O vôlei é um esporte praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede tocando o chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. Regras básicas Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores. As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo. O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é po...

Corrida de Orientação

A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É uma corrida em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola. Cada praticante escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou. O início da competição Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem aos PCs , que são materializados no terreno por “prismas” (quadrados de 30 cm de lado em tecido, metade na cor laranja e metade na cor branca), que estão acompanhados de um pequeno picotador . Recebe também um cartão de controle onde comprova a sua passagem por cada PC através da marca (picote) feito com o auxílio do picotador. O mapa de Orientação O mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente...