Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DO ATLETISMO

HISTÓRIA DO ATLETISMO

O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, saltos e arremesso e lançamentos. De modo geral, o atletismo é praticado em ambientes fechados, estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas nas ruas ou no campo (cross country).
O atletismo é a forma organizada mais antiga de desporto e vêm-se celebrando desde á milhares de anos. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, iniciados pelos gregos no ano 776 a.C. Durante muitos anos, o principal evento Olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco e dardo, corridas pedestres, salto em distancia e luta livre. Outras provas, como as corridas de homens com armaduras, fizeram parte mais tarde do programa. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia em 146 a.C. No ano 394 da nossa era o imperador romano Teodosio aboliu os jogos. Durante oito séculos não foram realizadas competições organizadas de atletismo.  
Após este longo período as competições esportivas voltaram a ser organizadas na Inglaterra no século XIX, as competições começaram com provas atléticas que se transformou gradualmente em um dos esportes favoritos dos ingleses. Também no século XIX realizaram-se as primeiras competições atléticas entre as Universidades de Oxford e Cambridge (1834), o primeiro Meeting nacional aconteceu em Londres (1866) e o primeiro Meeting amador foi realizado nos Estados Unidos, que aconteceu em 1868.
O atletismo posteriormente adquiriu uma grande adesão na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, com algumas modificações dos antigos jogos que os gregos realizavam em Olímpia. Mais tarde os jogos começaram a ser realizados em vários países a cada quatro anos, como é realizado atualmente, exceto em tempo de guerra. Em 1913 fundou-se a Federação Internacional de Atletismo Amateur (IAAF). Com sede em Londres, a IAAF é o organismo que rege as competições de atletismo, estabelecendo as regras e oficializando os recordes mundiais obtidos pelos atletas.
No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos - CBD, que à época dirigia a quase totalidade das modalidades esportivas no país. Isto continuou até 1977, quando foi constituída a CBAt.
Em 1914, a CBD filiou-se à IAAF e a primeira participação de atletas brasileiros em torneio internacional aconteceu em 1919 quando uma equipe nacional participou do 1º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em Montevideo (Uruguai).
O atletismo separou-se da CBD, oficialmente, a 2 de dezembro de 1977, quando foi criada, no Rio de Janeiro (RJ) a CBAt, que veio a funcionar, efetivamente, a partir de 1º de janeiro de 1979. A CBAt manteve-se no Rio de Janeiro até 1994, quando, por facilidades de apoio a seu funcionamento, a sua sede foi transferida para Manaus.
A primeira competição de caráter nacional no país foi o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em 1929. A última edição deste campeonato foi disputada em 1985. O Troféu Brasil de Atletismo (Campeonato Brasileiro de Clubes), criado em 1945, é a principal competição do calendário da Brasileiro.
Nos 87 anos da IAAF, apenas dois Campeonatos Mundiais de Atletismo foram realizados na América do Sul. Não por acaso, ambos foram organizados pela CBAt. O tabu foi quebrado em 1989, quando a CBAt realizou o Mundial Feminino de 15km, no Rio de Janeiro. A organização do evento foi, aliás, elogiada pelos representantes da IAAF. Isto se repetiu em 1998, com a realização em Manaus dos Campeonatos Mundiais IAAF e o Governo do Amazonas de Maratona em Revezamento, que reuniu as maiores forças do mundo em provas de rua. A competição foi considerada pelos delegados internacionais o melhor Mundial de Atletismo já realizado fora de estádio pela IAAF.
Ao longo de sua história, o atletismo brasileiro tem conseguido expressivos resultados em competições internacionais. É o esporte com maior número de medalhas conquistadas em Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos.
Além disso, as seleções nacionais mantêm há 25 anos sua hegemonia na América do Sul.
A primeira participação do atletismo do Brasil em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Paris (França), em 1924. O primeiro resultado importante aconteceu em Los Angeles (EUA), nos Jogos de 1932, com o 6º lugar de Lúcio de Castro no Salto com Vara.

Comentários

  1. video de capacitação de passo de frevo- capitulo 1 2 3 e 4 16 passos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tabelas de Classificação de Testes de Aptidão Física e Índice de Massa Corporal IMC

Segue as tabelas para a realização do trabalho solicitado na aula de Educação Física Fonte: MANUAL DE APLICAÇÃO DE MEDIDAS E TESTES, NORMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PROESP-BR, 2007.

Apostila de Voleibol 7º Ano 4º Bimestre

Voleibol O vôlei é um esporte praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede tocando o chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. Regras básicas Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores. As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo. O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é po...

Apostila de Handebol 6º Ano 4º Bimestre

O jogo de handebol O handebol se assemelha muito ao futebol quando se trata objetivos do jogo. Cada time tenta levar a bola o mais perto do gol adversário para poder então tentar uma investida (marcar um gol) e evitar que o time adversário realize a mesma ação. O número de substituições é ilimitado, mas deve ser feito em um espaço de 4,45m, partindo da linha central da quadra (não é necessário parar o jogo para realizar as substituições, e estas apenas podem se realizar após que o jogador a ser substituído saia completamente da quadra). Durante uma defesa todos os jogadores do time têm o mesmo objetivo, tentar bloquear a passagem de qualquer jogador adversário pela barreira defensiva formada pelo time defensivo. Já durante um ataque, cada jogador, dependendo de sua posição, realiza um conjunto de ações distinto. Porém, todos buscando o mesmo objetivo. Atravessar, ou tornar possível a passagem de outro jogador de seu time, a barreira defensiva adversária, tendo a chance de marcar...