Pular para o conteúdo principal

Avaliação Atletismo 8º ano 2014

ARREMESSOS E LANÇAMENTOS

Lançamento de Dardo

Consiste numa haste metálica. Nas provas masculinas, seu peso total não pode exceder 800 g e o seu comprimento varia de 2,60 a 2,70 m. Seu diâmetro varia de 2,5 a 3 cm. Para as provas femininas, o peso total é 600 g, o comprimento varia de 2,20 a 2,30 m. e o diâmetro varia de 2 a 2,25 cm. O lançamento é feito de uma pista, onde o lançador corre cerca de quinze passadas.
A TÉCNICA DO LANÇAMENTO DO DARDO
Uma análise dos movimentos do lançamento do disco, mostra as seguintes fases:
a) Empunhadura
b) Corrida de aproximação
c) corrida preparatória
d) posição de lançamento
e) Lançamento propriamente dito
f) Reversão

REGRAS DO LANÇAMENTO DO DARDO
1. (a) O dardo deve ser seguro na empunhadura. Será lançado por sobre o ombro ou acima da parte superior do braço de lançamento e não deve ser lançado com movimentos rotatórios. Estilos não ortodoxos não são permitidos.
(b) Um lançamento é válido somente se a ponta da cabeça metálica do dardo tocar o solo antes que qualquer outra parte.
(c) Em nenhum momento durante o lançamento, e até que o dardo tenha sido solto no ar, o atleta pode girar completamente de modo que suas costas fiquem na direção do arco de lançamento.
2. Se o dardo quebrar durante o lançamento ou enquanto no ar, não será considerado como falha, desde que a tentativa tenha sido feita de acordo com esta Regra. Isso não será contado como falha se o atleta, por isso, perde seu equilíbrio e infringe qualquer parte desta Regra. Em ambos os casos uma nova tentativa será concedida ao atleta.

Lançamento do Disco

Os antigos Gregos descobriram este evento antes de qualquer outro. Eles usaram discos de pedra e depois de bronze com 2 e 6kg de peso e 21 e 34cm de diâmetro. Essa prova estreou nos Jogos Antigos em 708 AC. Em 1896, o disco foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas. Os discos foram feitos em um suporte que media 60cm por 70cm. Na mesma época, os Suecos lançavam os discos de um quadrado de 2,5m. Em 1897, nos Estados Unidos, o evento transferido um círculo de diâmetro de 7 pés (2,13m), aumentado para 2,50m em 1908. O disco foi padronizado em 1907 para 2kg de peso e 22cm de diâmetro. Do lançamento estático de 1900, os estilos se desenvolveram através dos Nórdicos, que faziam movimentos rotacionais antes do arremesso. Em competições, esse estilo introduzido por Clarence Houser (EUA) em 1926, girando antes de cada lançamento. Nas competições eram usadas as duas mãos para o lançamento, mas, após a década de 1920, regulamentou-se o uso de uma mão apenas. Em 1954, o giro antes do lançamento foi introduzido oficialmente, o que possibilitou o aumento a velocidade de rotação. Os primeiro recordes femininos, com o disco pesando 1,25kg, aconteceram em 1914, nos EUA. Nesse mesmo ano, houveram competições em todo o mundo, mas com o disco pesando 1,5kg. O disco padrão de 1kg foi adotado nos Jogos Olímpicos de 1928, enquanto o primeiro recorde mundial foi ratificado em 1936 pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
TÉCNICA DO LANÇAMENTO DO DISCO
Uma análise dos movimentos do lançamento do disco, mostra as seguintes fases:
a) Empunhadura
b) Posição inicial
c) Giro ou deslocamento
d) Posição final ou de lançamento
e) Lançamento propriamente dito
f) Reversão

Lançamento do Martelo

Este evento, nascido de antigas tradições, inicialmente teve como estilo a corrida livre, no qual havia um martelo pesado (um ferro junto com uma bola de ferro fundido). Em seguida, foi introduzido o peso com diâmetro de 7 pés (2,13 m). Em 1887, o peso do martelo foi fixado em 7,26 kg com um arame entre 1,175m à 1,215m de comprimento. O estilo de lançamento lateral, mais freqüentemente usado, envolve três (ou quatro) rotações, iniciando o procedimento com a seqüência calcanhar-ponta do pé-calcanhar. A utilização de uma base concreta para martelo e o uso do tungstênio como material básico do mesmo aumentaram a velocidade de rotação. Em conseqüência disso, reduziu-se o diâmetro do mesmo (hoje o mínimo é 110mm), auxiliando no aumento da distância dos arremessos nos anos 50. A primeira competição feminina foi em 1931, na Espanha, mas, foi somente em 1982 que alguém lançou à distância de 40m. O martelo usado nas competições atuais pesa 4 kg, e, a Federação Internacional de Atletismo começou a homologar os recordes mundiais femininos em 1995 .

A TÉCNICA DO LANÇAMENTO DO MARTELO
O lançamento do martelo é sem dúvida uma das provas mais difíceis do atletismo. É necessário um longo processo de exercitação e de treino para poder se dominado completamente. Nele podemos encontrar as seguintes fases técnicas:
a) Empunhadura
b) Posição de partida
c) Balanceios para os molinetes
d) Molinetes
e) Giros
f) Lançamento propriamente dito
g) Reversão

REGRAS DO LANÇAMENTO DO MARTELO

1. É permitido a um atleta, em sua posição inicial até seus balanços preliminares ou giros, colocar a cabeça do martelo no solo na parte interior ou exterior do círculo.
2. Não é considerada falha a tentativa em que a cabeça do martelo toca o solo dentro ou fora do círculo ou a parte superior da borda do aro. O atleta pode parar e começar seu lançamento novamente, desde que nenhuma outra regra tenha sido quebrada.
3. Se o martelo se quebrar durante o lançamento ou no ar, a tentativa não é considerada falha, desde que tenha sido efetuada de acordo com esta Regra. Se, em virtude disso, o atleta perder o seu equilíbrio e comete uma infração em qualquer parte desta Regra, isto não deve ser considerado como falha e uma nova tentativa deve ser concedida ao atleta.

Arremesso de Peso

No século XVI, o rei Henry VIII celebrou as suas façanhas nas competições da corte com os lançamentos de peso e martelo, e, no século XVII, soldados Ingleses organizaram as competições de lançamento de bala de canhão. As regras da competição foram estabelecidas pela primeira vez em 1860, quando o lançamento tinha que ser feito de um quadrado com lados de 7 pés (2,13m). Isso foi alterado em 1906 por um círculo de 7 pés de diâmetro. O peso do chumbo foi fixado em 16 libras (7,257 kg). Os lançamentos com braço inclinado foram banidos para iniciar então uma nova técnica, arriscada, mas eficiente, onde colocava-se o chumbo no pescoço antes de lançar. A ação do passo lateral no círculo foi inventada nos Estados Unidos em 1876. Em 1951, Parry O'Brien (EUA) aperfeiçoou a nova técnica. Para uma posição inicial, olhando para trás do círculo, O'Brien girou 180 graus para mover-se na transversal do círculo antes de soltar o chumbo. Isto o ajudou a quebrar a marca dos 18m (e subseqüentemente os 19m). In 1976, Alexander Barychnikov criou a técnica rotacional, similar à usada no arremesso de disco, a qual se tornou cada vez mais popular. A competição feminina de lançamento de peso, onde o chumbo possui 4 kg, foi disputada pela primeira vez na França, em 1917. O primeiro recorde mundial foi homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 1934, com o evento estreando em 1948 nos Jogos Olímpicos. Até 1927, as competições femininas também usavam chumbos pesando 5kg.
A TÉCNICA DO ARREMESSO DE PESO
Para nosso estudo, vamos analisar a técnica desenvolvida por Parry O'Brien. Nela, na posição inicial, o atleta está de pé, virado para trás, em relação ao sentido do lançamento. Esta posição facilita a aceleração continuada do engenho ao longo de uma linha reta. Para que se possa compreender melhor, dividiremos a técnica em fases de acordo com os diversos movimentos realizados na execução do arremesso. Desta forma, temos:
a) Empunhadura
b) Posição inicial
c) Deslocamento
d) Posição final ou de arremesso
e) Arremesso propriamente dito
f) Reversão

REGRAS DO ARREMESSO DO PESO

1. O peso deve ser arremessado partindo do ombro com uma só mão. No momento em que um atleta assumir uma posição no círculo para começar um arremesso, o peso deverá tocar ou estar bem próximo ao pescoço ou ao queixo e a mão não deverá ser abaixada dessa posição durante a ação do arremesso. O peso não deve ser arremessado detrás da linha dos ombros. Nota: Técnicas que utilizem movimento de estrela ou mortal a frente (“Cartwheeling”) não são permitidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabelas de Classificação de Testes de Aptidão Física e Índice de Massa Corporal IMC

Segue as tabelas para a realização do trabalho solicitado na aula de Educação Física Fonte: MANUAL DE APLICAÇÃO DE MEDIDAS E TESTES, NORMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PROESP-BR, 2007.

Apostila de Voleibol 7º Ano 4º Bimestre

Voleibol O vôlei é um esporte praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede tocando o chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. Regras básicas Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores. As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo. O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é po...

Apostila de Handebol 6º Ano 4º Bimestre

O jogo de handebol O handebol se assemelha muito ao futebol quando se trata objetivos do jogo. Cada time tenta levar a bola o mais perto do gol adversário para poder então tentar uma investida (marcar um gol) e evitar que o time adversário realize a mesma ação. O número de substituições é ilimitado, mas deve ser feito em um espaço de 4,45m, partindo da linha central da quadra (não é necessário parar o jogo para realizar as substituições, e estas apenas podem se realizar após que o jogador a ser substituído saia completamente da quadra). Durante uma defesa todos os jogadores do time têm o mesmo objetivo, tentar bloquear a passagem de qualquer jogador adversário pela barreira defensiva formada pelo time defensivo. Já durante um ataque, cada jogador, dependendo de sua posição, realiza um conjunto de ações distinto. Porém, todos buscando o mesmo objetivo. Atravessar, ou tornar possível a passagem de outro jogador de seu time, a barreira defensiva adversária, tendo a chance de marcar...