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FUTEBOL 8ª Ano 2014 Emef Elza Regina Ferreira Bevilacqua

Olá Pessoal,

Segue os textos que vocês deverão ler e estudar para trabalharmos durante as aulas.
E também a lista de perguntas que irão compor a avaliação do bimestre.





O Início Do Futebol

Existem muitas histórias e "estórias" sobre a origem do futebol. Mas a verdade é que o futebol no início assustava. Isso principalmente entre os séculos VIII e XIX, quando se jogava o massfootball (futebol de massa), em que a violência imperava e o número de atletas era indefinido. Foram registrados jogos entre vilas e cidades inteiras durante a Idade Média. Houve até uma partida com mil jogadores, disputada entre dois vilarejos próximos a Chester, na Inglaterra.
Mesmo semelhante ao rugby, a história do futebol, que ninguém sabe muito bem quando começa nos entre os anos de 2600 A.C, 2500 A.C. ou 80 A.C, remete à China e a um certo jogo com os pés. Na época, soldados chineses praticavam kemarí, um jogo cujo objetivo era conduzir a bola com os pés, sem deixá-la cair, e fazê-la passar entre duas estacas no chão.
Da China, a história segue até a Grécia, no século I A.C, onde se praticava o epyskíros, com atletas tentando o domínio de uma bexiga de boi cheia de areia. O jogo também era praticado em Roma (Itália), com o nome de harpastum, com a elaboração das primeiras táticas de ataque e defesa. Em 1580, em Florença, jogava-se o cálcio - 27 atletas por time -, com regras proibindo empurrões e pontapés.
Na Inglaterra, o caráter violento do futebol mudou apenas quando o esporte chegou às escolas, por volta de 1840. Nessa época, o futebol passou a assumir formas modernas, com regras e torneios.







A Origem Do Futebol No Brasil

Apesar das controvérsias quanto ao precursor do futebol no Brasil, há fortes indícios de que tenha sido Charles Miller. Ele era paulista, filho de ingleses, estudante e jogador de futebol na Inglaterra, e quando retornou ao Brasil vindo de um curso na Inglaterra, em 1894, trouxe consigo uniformes, chuteiras, bolas e as regras desse novo esporte, que passou a ser difundido por ele em São Paulo.
Os primeiros clubes de futebol surgiram em São Paulo, ao final do século XIX, organizados pela colônia inglesa ligada a companhias de gás, ferrovias e bancos da Inglaterra instalados no Brasil. Em seguida, surgiram clubes de brasileiros, inicialmente nas camadas altas e posteriormente nas médias. O futebol praticado pela classe alta conservou seu caráter puramente amador, condizente com sua origem aristocrática inglesa.
Lentamente, as classes mais baixas puderam ter contato com o nobre esporte, por meio das famosas "peladas", nas quais os meninos pobres, sobretudo os negros e mulatos, que não iam à escola, desenvolviam suas habilidades nesse novo esporte.
Na tentativa de manter as classes mais baixas distantes da prática do futebol, foram criadas estratégias pela elite. Em 1913, o Clube Paulistano rompeu com a associação existente e fundou uma nova, porque queria fazer uma "seleção rigorosa" e exigia que as equipes fossem integradas por "jovens delicados e finos".
As ligas organizadoras propuseram medidas como: exigência de atividade amadorística pura, provada por meio do exercício de uma profissão ou posse de uma fortuna, e obrigatoriedade de assinatura na' súmula, porque a maior parte dos jogadores das classes pobres eram analfabetos. Muitos clubes contrataram professores para alfabetizar seus craques e criaram para eles empregos fictícios.

A popularidade do futebol, que atraía um público crescente, e o status de importância dos clubes, que concentravam interesses financeiros cada vez maiores, dependiam do desempenho de suas equipes futebolísticas. Para tal, foi necessário recrutar jogadores das camadas mais baixas, nas quais havia jovens talentosos, que praticavam futebol com dedicação, vendo nesse esporte um canal de ascensão social. A partir do momento em que existe um público disposto a pagar para assistir a um jogo, abre-se caminho ao profissionalismo. O profissionalismo surgiu no Brasil em 1933, porém desde 1910 as recompensas em dinheiro após as partidas - os "bichos" - já eram de uso corrente.




O Quadro De Regras Do Futebol De Campo

I: campo de jogo
Tem formato retangular, apresenta no máximo 120 m de comprimento e 90 m de largura. É delimitado pelas linhas laterais e pelas linhas de fundo.
II: bola
Esférica (redonda), de couro ou material adequado proposto pela organização do campeonato.
III: número de jogadores
11 jogadores em cada equipe: 1 goleiro e 10 jogadores de linha.
IV: equipamento dos jogadores
Camisa, calção, meias, caneleiras e chuteiras.
V: árbitro
A partida será dirigida por um árbitro (principal), com autoridade plena para fazer cumprir as regras do jogo.
VI: árbitros-assistentes
Haverá dois árbitros-assistentes (bandeirinhas), que auxiliarão o árbitro da partida no cumprimento das regras do jogo. Pode, ainda, ser escalado um quarto árbitro (árbitro-assistente reserva).
VII: duração da partida
Dois tempos de 45 minutos, com um descanso aproximado de 15 minutos entre o término de um tempo e o início de outro.
VIII: início do jogo
Após um sorteio, a equipe tem o direito de escolher seu campo de saída ou a opção de começar o jogo.
IX: bola fora de jogo
Ocorre quando a bola atravessa inteiramente a linha lateral ou a linha de fundo, seja por terra ou pelo ar.
X: gol marcado
O gol é marcado quando a bola ultrapassa totalmente a linha entre as traves.
XI: impedimento
O impedimento ocorre quando um jogador atacante estiver mais próximo da linha de fundo do que a bola no momento que receber um passe ou lançamento. Porém, a posição do jogador será considerada regular quando:
1. estiver no próprio campo;
2. houver pelo menos dois adversários entre ele e a linha de fundo, mesmo que estejam na mesma linha;
3. receber a bola de um tiro de meta, um escanteio, um arremesso lateral ou bola ao chão.
Caso o jogador esteja na condição de impedimento, mas não participar efetivamente da jogada, a partida prosseguirá sem ser anotada infração à regra.
XII: faltas e incorreções
São cobradas por meio de tiro livre direto ou indireto, e, caso aconteçam dentro da área, é pênalti. Como sinais de advertência ao jogador pela falta cometida é aplicado o cartão amarelo (o jogador permanece em campo) ou vermelho (o jogador é expulso da partida e suspenso na rodada seguinte).
Ao receber o segundo cartão amarelo, o jogador também é expulso.
XIII: tiros livres
De forma direta ou indireta (dois toques).
XIV: tiro penal ou pênalti
É cobrado caso ocorra uma falta dentro da área.
XV: arremesso lateral
Ocorre quando a bola ultrapassar inteiramente a linha lateral.
XVI: tiro de meta
É marcado quando a bola sair pela linha de fundo, seja por terra ou pelo ar, por intermédio da ação da equipe atacante.
XVII: tiro de canto ou escanteio
É cobrado quando a bola sair pela linha de fundo, seja por terra ou pelo ar, por intermédio da ação da equipe defensora.


Questões Para Trabalho

1.                    Na escola é possível transformar o jogo de futebol em uma atividade prazerosa para todos, e não apenas para aqueles que possuem maior habilidade? Por quê?
2.                    O futebol na aula de educação física deve ser tratado como esporte de competição como nos clubes ou de outra forma? Por quê?
3.                    É verdade que o brasileiro já nasce sabendo jogar futebol?
4.                    Quais as dificuldades enfrentadas pelos negros/mulatos e pelas classes mais pobres para a prática do futebol no início do século XX?
5.                    Quais as diferenças entre o amadorismo e o profissionalismo?
6.                    Qual a relação entre o preconceito no futebol brasileiro no início do século XX e o fraco desempenho das seleções que representaram o Brasil nos primeiros Mundiais em 1930 e 1934?
7.                    Como o futebol poderia servir para a ascensão social das camadas sociais mais baixas no Brasil?
8.                    Faça uma relação entre o preconceito que havia no início do século passado quanto a negros/mulatos e pobres praticarem futebol e o preconceito ainda existente hoje nas aulas de educação física com relação aos alunos com pouca habilidade para a prática do futebol.
9.                    No futebol que você vê pela televisão é assim? Todos podem jogar?
10.                Quais são as diferenças entre o futebol praticado nas aulas e aquele praticado por grandes clubes?
11.                Você sabe como começou o futebol no Brasil?
12.                No início do futebol no Brasil, todas as pessoas podiam jogar se fossem habilidosas? Ou havia outro critério? O que mudou?

13.                Que tipo de adaptações poderíamos fazer nas regras do futebol espetáculo para torná-lo ainda mais atraente?




Fonte: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; educação física, ensino fundamental 1 Anos finais, 7ª série / 8o ano / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Jocimar Daolio, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto, Mauro Betti. - São Paulo: SE, 2014. 





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