Olá Pessoal,
Segue os textos que vocês deverão ler e estudar para trabalharmos durante as aulas.
E também a lista de perguntas que irão compor a avaliação do bimestre.
Fonte: São Paulo (Estado) Secretaria da
Educação. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do
professor; educação física, ensino fundamental 1 Anos finais, 7ª série /
8o ano / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini;
equipe, Jocimar Daolio, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto, Mauro Betti. - São
Paulo: SE, 2014.
Segue os textos que vocês deverão ler e estudar para trabalharmos durante as aulas.
E também a lista de perguntas que irão compor a avaliação do bimestre.
O Início Do
Futebol
Existem muitas histórias e
"estórias" sobre a origem do futebol. Mas a verdade é que o futebol
no início assustava. Isso principalmente entre os séculos VIII e XIX, quando se
jogava o massfootball (futebol de massa), em que a violência imperava e o
número de atletas era indefinido. Foram registrados jogos entre vilas e cidades
inteiras durante a Idade Média. Houve até uma partida com mil jogadores,
disputada entre dois vilarejos próximos a Chester, na Inglaterra.
Mesmo semelhante ao rugby, a
história do futebol, que ninguém sabe muito bem quando começa nos entre os anos
de 2600 A.C, 2500 A.C. ou 80 A.C, remete à China e a um certo jogo com os pés.
Na época, soldados chineses praticavam kemarí, um jogo cujo objetivo era
conduzir a bola com os pés, sem deixá-la cair, e fazê-la passar entre duas
estacas no chão.
Da China, a história segue até a
Grécia, no século I A.C, onde se praticava o epyskíros, com atletas tentando o
domínio de uma bexiga de boi cheia de areia. O jogo também era praticado em
Roma (Itália), com o nome de harpastum, com a elaboração das primeiras táticas
de ataque e defesa. Em 1580, em Florença, jogava-se o cálcio - 27 atletas por
time -, com regras proibindo empurrões e pontapés.
Na Inglaterra, o caráter violento
do futebol mudou apenas quando o esporte chegou às escolas, por volta de 1840.
Nessa época, o futebol passou a assumir formas modernas, com regras e torneios.
Apesar das controvérsias quanto ao
precursor do futebol no Brasil, há fortes indícios de que tenha sido Charles
Miller. Ele era paulista, filho de ingleses, estudante e jogador de futebol na
Inglaterra, e quando retornou ao Brasil vindo de um curso na Inglaterra, em
1894, trouxe consigo uniformes, chuteiras, bolas e as regras desse novo
esporte, que passou a ser difundido por ele em São Paulo.
Os primeiros clubes de futebol
surgiram em São Paulo, ao final do século XIX, organizados pela colônia inglesa
ligada a companhias de gás, ferrovias e bancos da Inglaterra instalados no
Brasil. Em seguida, surgiram clubes de brasileiros, inicialmente nas camadas
altas e posteriormente nas médias. O futebol praticado pela classe alta
conservou seu caráter puramente amador, condizente com sua origem aristocrática
inglesa.
Lentamente, as classes mais baixas
puderam ter contato com o nobre esporte, por meio das famosas
"peladas", nas quais os meninos pobres, sobretudo os negros e
mulatos, que não iam à escola, desenvolviam suas habilidades nesse novo
esporte.
Na tentativa de manter as classes
mais baixas distantes da prática do futebol, foram criadas estratégias pela
elite. Em 1913, o Clube Paulistano rompeu com a associação existente e fundou
uma nova, porque queria fazer uma "seleção rigorosa" e exigia que as
equipes fossem integradas por "jovens delicados e finos".
As ligas organizadoras propuseram
medidas como: exigência de atividade amadorística pura, provada por meio do
exercício de uma profissão ou posse de uma fortuna, e obrigatoriedade de
assinatura na' súmula, porque a maior parte dos jogadores das classes pobres
eram analfabetos. Muitos clubes contrataram professores para alfabetizar seus
craques e criaram para eles empregos fictícios.
A popularidade do futebol, que
atraía um público crescente, e o status de importância dos clubes, que
concentravam interesses financeiros cada vez maiores, dependiam do desempenho
de suas equipes futebolísticas. Para tal, foi necessário recrutar jogadores das
camadas mais baixas, nas quais havia jovens talentosos, que praticavam futebol
com dedicação, vendo nesse esporte um canal de ascensão social. A partir do
momento em que existe um público disposto a pagar para assistir a um jogo,
abre-se caminho ao profissionalismo. O profissionalismo surgiu no Brasil em
1933, porém desde 1910 as recompensas em dinheiro após as partidas - os
"bichos" - já eram de uso corrente.
I: campo de jogo
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Tem formato retangular,
apresenta no máximo 120 m de comprimento e 90 m de largura. É delimitado pelas
linhas laterais e pelas linhas de fundo.
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II: bola
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Esférica (redonda), de
couro ou material adequado proposto pela organização do campeonato.
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III: número de jogadores
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11 jogadores em cada
equipe: 1 goleiro e 10 jogadores de linha.
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IV: equipamento dos
jogadores
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Camisa, calção, meias,
caneleiras e chuteiras.
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V: árbitro
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A partida será dirigida
por um árbitro (principal), com autoridade plena para fazer cumprir as regras
do jogo.
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VI: árbitros-assistentes
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Haverá dois
árbitros-assistentes (bandeirinhas), que auxiliarão o árbitro da partida no
cumprimento das regras do jogo. Pode, ainda, ser escalado um quarto árbitro
(árbitro-assistente reserva).
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VII: duração da partida
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Dois tempos de 45
minutos, com um descanso aproximado de 15 minutos entre o término de um tempo
e o início de outro.
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VIII: início do jogo
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Após um sorteio, a
equipe tem o direito de escolher seu campo de saída ou a opção de começar o
jogo.
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IX: bola fora de jogo
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Ocorre quando a bola
atravessa inteiramente a linha lateral ou a linha de fundo, seja por terra ou
pelo ar.
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X: gol marcado
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O gol é marcado quando a
bola ultrapassa totalmente a linha entre as traves.
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XI: impedimento
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O impedimento ocorre
quando um jogador atacante estiver mais próximo da linha de fundo do que a
bola no momento que receber um passe ou lançamento. Porém, a posição do
jogador será considerada regular quando:
1. estiver no próprio
campo;
2. houver pelo menos
dois adversários entre ele e a linha de fundo, mesmo que estejam na mesma
linha;
3. receber a bola de um
tiro de meta, um escanteio, um arremesso lateral ou bola ao chão.
Caso o jogador esteja na
condição de impedimento, mas não participar efetivamente da jogada, a partida
prosseguirá sem ser anotada infração à regra.
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XII: faltas e
incorreções
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São cobradas por meio de
tiro livre direto ou indireto, e, caso aconteçam dentro da área, é pênalti.
Como sinais de advertência ao jogador pela falta cometida é aplicado o cartão
amarelo (o jogador permanece em campo) ou vermelho (o jogador é expulso da
partida e suspenso na rodada seguinte).
Ao receber o segundo
cartão amarelo, o jogador também é expulso.
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XIII: tiros livres
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De forma direta ou
indireta (dois toques).
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XIV: tiro penal ou
pênalti
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É cobrado caso ocorra
uma falta dentro da área.
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XV: arremesso lateral
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Ocorre quando a bola
ultrapassar inteiramente a linha lateral.
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XVI: tiro de meta
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É marcado quando a bola
sair pela linha de fundo, seja por terra ou pelo ar, por intermédio da ação
da equipe atacante.
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XVII: tiro de canto ou
escanteio
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É cobrado quando a bola
sair pela linha de fundo, seja por terra ou pelo ar, por intermédio da ação
da equipe defensora.
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Questões Para
Trabalho
1.
Na escola é possível transformar o jogo de futebol em
uma atividade prazerosa para todos, e não apenas para aqueles que possuem maior
habilidade? Por quê?
2.
O futebol na aula de educação física deve ser tratado
como esporte de competição como nos clubes ou de outra forma? Por quê?
3.
É verdade que o brasileiro já nasce sabendo jogar
futebol?
4.
Quais as dificuldades enfrentadas pelos negros/mulatos
e pelas classes mais pobres para a prática do futebol no início do século XX?
5.
Quais as diferenças entre o amadorismo e o
profissionalismo?
6.
Qual a relação entre o preconceito no futebol
brasileiro no início do século XX e o fraco desempenho das seleções que
representaram o Brasil nos primeiros Mundiais em 1930 e 1934?
7.
Como o futebol poderia servir para a ascensão social
das camadas sociais mais baixas no Brasil?
8.
Faça uma relação entre o preconceito que havia no
início do século passado quanto a negros/mulatos e pobres praticarem futebol e
o preconceito ainda existente hoje nas aulas de educação física com relação aos
alunos com pouca habilidade para a prática do futebol.
9.
No futebol que você vê pela televisão é assim? Todos
podem jogar?
10.
Quais são as diferenças entre o futebol praticado nas
aulas e aquele praticado por grandes clubes?
11.
Você sabe como começou o futebol no Brasil?
12.
No início do futebol no Brasil, todas as pessoas
podiam jogar se fossem habilidosas? Ou havia outro critério? O que mudou?
13.
Que tipo de adaptações poderíamos fazer nas regras do
futebol espetáculo para torná-lo ainda mais atraente?
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