Olá pessoal,
Segue o texto que vai cair na prova como também as vivências que tivemos e as conversas em nossas aulas.
Lembrando a data para entrega do trabalho é Sexta-Feira dia 19/06.
Professor Vinicius
Equilíbrio energético
A relação entre consumo e gasto energético apresenta três situações, que podem gerar alterações no peso corporal:
- Equilíbrio energético positivo quando o consumo energético é maior que o gasto energético, gerando um aumento de peso.
- Equilíbrio energético negativo: quando o consumo energético é menor que o gasto energético, gerando uma mobilização química do tecido adiposo, para suprir as necessidades do organismo, diminuindo o peso corporal;
- Equilíbrio isoenergético: quando o consumo e o gasto energético são iguais.
Composição corporal
Composição corporal é a divisão do peso corporal em seus diversos componentes constituintes corporais (gordura músculo osso água). Constituintes corporais como massa muscular, ossos e água são considerados massa magra; já a massa de gordura é considerada massa gorda. Com a atividade física, podemos alterar o peso da massa muscular e o peso de gordura. Ou seja, indivíduos que praticam atividade física possuem uma porcentagem maior de massa magra.
Diferente métodos são utilizados na análise da composição corporal; geralmente caros em termos de pessoal e de equipamentos e são de difícil acesso principalmente na escola. Esses métodos utilizados para a determinação de estimativas de tecido magros, de ossos, dos minerais e da gordura de todo o corpo com alto grau de precisão.
, SOs métodos de mensuração da composição corporal que geralmente são utilizados, por apresentarem um baixo custo, além de serem de fácil interpretação e não exigirem laboratório especializado, portanto acessíveis as escolas: Dobras cutâneas e o IMC.
Índice de Massa Corporal IMC
O IMC mede a relação entre o peso e altura das pessoas, com isso podemos calcular se ela está acima do peso ideal. Esse método é extremamente útil e tem sido usado como entes de classificação de obesidade.
IMC=PESO / ALTURA x ALTURA
Fonte: DARIDO, S. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS. São Paulo, Editora Phorte, 2011.

Comentários
Postar um comentário