Introdução
Nesta oficina vivenciaremos formas de
intervenção do professor em brincadeiras e atividades nas aulas de movimento.
As intervenções podem ocorrer por meio de brincadeiras contextualizadas,
utilização de materiais alternativos, desafios motores e na organização do
local da brincadeira.
O professor tem a possibilidade de
intervir e incrementar os jogos e brincadeiras que são realizados nas aulas de
movimento, as intervenções são necessárias para direcionar as brincadeiras
transformando-as em ferramentas pedagógicas que contribuem para alcançar os
objetivos da Educação Infantil. Na presente oficina serão abordadas as
seguintes atividades de intervenções:
1- Brincadeiras contextualizadas – As
brincadeiras podem ser contextualizadas de acordo com os conteúdos, com
projetos, com valores, histórias, filmes ou músicas. As alterações para
contextualização podem ser simples como a utilização de objetos diferentes, dar
nomes de personagens ou incluir valores na brincadeira.
- Brincadeira da Chuva para pular o Rio;
- aaaaaaaaaaaaaa!
- E o rio aumentou
- Brincadeira da Galinha e dos pintinhos:
- Piu, piu, piu nós estamos aqui.
- Có, có, có venham todos para cá.
2 - Utilização de
materiais alternativos – Podemos utilizar materiais alternativos para
desenvolver brincadeiras, jogos simbólicos e atividades de exploração. Dentre
os materiais que podemos utilizar nas aulas mangueiras, caixas de papelão,
garrafas pet, panos, tampinhas de garrafas, pneus, etc.
- Brincadeiras com os bastões de 30 cm.
- Cabo de vassoura.
- Lona.
- Argola de empapelamento.
- bolinha de papel.
3 - Desafios motores –
Os desafios motores são atividades em forma de circuito e podem ser organizados
de acordo com a divisão proposta por (GALAHUE 2013) em atividades de locomoção,
manipulação e estabilização.
- Locomoção - Brincadeiras baseadas em deslocamentos: correndo, andando, saltando, etc.
- Manipulação - Brincadeiras baseadas na relação da criança com objeto usando as mãos, pés e outras partes do corpo.
- Estabilização - Brincadeiras baseadas em equilíbrio.
4 – Organização do local da brincadeira – As aulas
de movimento podem ocorrer em qualquer local da escola e pode ser implementada
pelos objetos e os aspectos arquitetônicos do local como bancos, pequenos
muros, utilização de grades, arvores e diversos tipos de pisos como grama,
areia, piso, etc. Algumas atividades de movimentos podem ocorrer com a
exploração dos locais sempre considerando os aspectos de segurança.
Apresentação do prezi ppt.
Comentários
Postar um comentário