Pular para o conteúdo principal

Socialização de Práticas - Oficina - Brincadeiras com intervenção na Educação Infantil




Introdução

               Nesta oficina vivenciaremos formas de intervenção do professor em brincadeiras e atividades nas aulas de movimento. As intervenções podem ocorrer por meio de brincadeiras contextualizadas, utilização de materiais alternativos, desafios motores e na organização do local da brincadeira.

              O professor tem a possibilidade de intervir e incrementar os jogos e brincadeiras que são realizados nas aulas de movimento, as intervenções são necessárias para direcionar as brincadeiras transformando-as em ferramentas pedagógicas que contribuem para alcançar os objetivos da Educação Infantil. Na presente oficina serão abordadas as seguintes atividades de intervenções: 
     1- Brincadeiras contextualizadas – As brincadeiras podem ser contextualizadas de acordo com os conteúdos, com projetos, com valores, histórias, filmes ou músicas. As alterações para contextualização podem ser simples como a utilização de objetos diferentes, dar nomes de personagens ou incluir valores na brincadeira.

  • Brincadeira da Chuva para pular o Rio;
          -O vento soprava e a chuva caía! 3x
          - aaaaaaaaaaaaaa!
          - E o rio aumentou
  • Brincadeira da Galinha e dos pintinhos: 
                   -Có, có,có cadê os meus pintinhos??
                   - Piu, piu, piu nós estamos aqui.
                   - Có, có, có venham todos para cá.

   2 - Utilização de materiais alternativos – Podemos utilizar materiais alternativos para desenvolver brincadeiras, jogos simbólicos e atividades de exploração. Dentre os materiais que podemos utilizar nas aulas mangueiras, caixas de papelão, garrafas pet, panos, tampinhas de garrafas, pneus, etc. 

  • Brincadeiras com os bastões de 30 cm.
  • Cabo de vassoura.
  • Lona.
  • Argola de empapelamento.
  • bolinha de papel.

     3 - Desafios motores – Os desafios motores são atividades em forma de circuito e podem ser organizados de acordo com a divisão proposta por (GALAHUE 2013) em atividades de locomoção, manipulação e estabilização.

  1. Locomoção - Brincadeiras baseadas em deslocamentos: correndo, andando, saltando, etc.
  2. Manipulação - Brincadeiras baseadas na relação da criança com objeto usando as mãos, pés e outras partes do corpo.
  3. Estabilização - Brincadeiras baseadas em equilíbrio. 

    4 – Organização do local da brincadeira – As aulas de movimento podem ocorrer em qualquer local da escola e pode ser implementada pelos objetos e os aspectos arquitetônicos do local como bancos, pequenos muros, utilização de grades, arvores e diversos tipos de pisos como grama, areia, piso, etc. Algumas atividades de movimentos podem ocorrer com a exploração dos locais sempre considerando os aspectos de segurança. 

Apresentação do prezi ppt.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabelas de Classificação de Testes de Aptidão Física e Índice de Massa Corporal IMC

Segue as tabelas para a realização do trabalho solicitado na aula de Educação Física Fonte: MANUAL DE APLICAÇÃO DE MEDIDAS E TESTES, NORMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PROESP-BR, 2007.

Apostila de Voleibol 7º Ano 4º Bimestre

Voleibol O vôlei é um esporte praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede tocando o chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. Regras básicas Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores. As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo. O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é po...

Apostila de Handebol 6º Ano 4º Bimestre

O jogo de handebol O handebol se assemelha muito ao futebol quando se trata objetivos do jogo. Cada time tenta levar a bola o mais perto do gol adversário para poder então tentar uma investida (marcar um gol) e evitar que o time adversário realize a mesma ação. O número de substituições é ilimitado, mas deve ser feito em um espaço de 4,45m, partindo da linha central da quadra (não é necessário parar o jogo para realizar as substituições, e estas apenas podem se realizar após que o jogador a ser substituído saia completamente da quadra). Durante uma defesa todos os jogadores do time têm o mesmo objetivo, tentar bloquear a passagem de qualquer jogador adversário pela barreira defensiva formada pelo time defensivo. Já durante um ataque, cada jogador, dependendo de sua posição, realiza um conjunto de ações distinto. Porém, todos buscando o mesmo objetivo. Atravessar, ou tornar possível a passagem de outro jogador de seu time, a barreira defensiva adversária, tendo a chance de marcar...