Pular para o conteúdo principal

LUTAS - 9º ANO - EMEF ELZA REGINA FERREIRA BEVILACQUA 4º BIMESTRE

Definição de Luta  


A  Luta pode ser  definida como:     "Prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regidas por regras com objetivo mútuo sobre o alvo móvel, personificado no oponente." (Gomes, 2008).     “Oponente Alvo”, “Contato proposital”, “Fusão ataque/defesa”, “Imprevisibilidade” e “Regras” são, segundo a autora, os princípios condicionais da Luta, ou seja, os elementos que conferem especificidade a este tipo de manifestação.


Princípios condicionais da Luta


Oponente/Alvo  


Os esportes coletivos, por exemplo, basquete, futebol, handebol, vôlei, etc., não possuem como alvo o adversário para marcar um ponto, mas sim o gol, a cesta, o chão, etc. Cabe ressaltar que em alguns esportes como o rúgbi, por fins estratégicos, os adversários se tornam alvos, porém, de forma momentânea, como um caminho para se chegar ao ponto, no alvo definitivo. Portanto, mesmo que modalidades como esta se utilizem de técnicas semelhantes às empregadas em algumas lutas, este não se caracteriza como Luta, diante do aporte teórico que aqui adotamos. 

Contato proposital  


O contato proposital entre pessoas (utilizando ou não implementos) se faz necessário para o alcance do final desejado: o ponto/alvo.     Fusão Ataque e Defesa  Ataque e Defesa são ações nítidas nas modalidades esportivas e principalmente nos Jogos Coletivos. Entretanto, na Luta, por vezes, o ataque e a defesa praticamente se fundem diante de ações possíveis e permissíveis.     

Imprevisibilidade  


A imprevisibilidade, característica inerente também da maioria das modalidades esportivas, é imprescindível durante as competições de LUTA. A imprevisibilidade é um ponto estratégico essencial na modalidade.

Regras  


As regras organiza e possibilita que competições e pontuação e contribui para proteger os participantes. Um exemplo é a queda de costas do adversário, provocada tanto no jiu-jitsu quanto no judô, mas que, no primeiro caso, pode determinar o ponto final (Ipon), enquanto no segundo não.   

Classificação das lutas por tipo de contato e por distância 


TIPO DE CONTATO

As diferentes modalidades de Luta podem ser classificadas em três categorias, de acordo com o tipo de contato que se dá entre os adversários.

Esporte de Luta de agarre  

Compreende modalidades que empregam ações de derrubar, projetar e controlar no solo. Exemplo: Judô  

Esporte de Luta com golpe  

Compreende modalidades que empregam golpes impactantes com diferentes partes do corpo, isolados ou simultaneamente. Exemplo: Caratê.  

Esporte de Luta com implemento 

 Compreende modalidades cujo objetivo é tocar determinadas áreas do corpo do adversário por intermédio de implementos. Exemplo: Kendo.  

DISTÂNCIA

Com base na classificação de Espartero, Gomes (2008) propõe outra, levando em conta a distância estabelecida entre adversários durante o combate. Distância esta que pode ser curta, média ou longa, e que é determinada pelo tipo de ação empregada em cada modalidade, conforme o quadro a seguir:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabelas de Classificação de Testes de Aptidão Física e Índice de Massa Corporal IMC

Segue as tabelas para a realização do trabalho solicitado na aula de Educação Física Fonte: MANUAL DE APLICAÇÃO DE MEDIDAS E TESTES, NORMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - PROESP-BR, 2007.

Apostila de Voleibol 7º Ano 4º Bimestre

Voleibol O vôlei é um esporte praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede tocando o chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. Regras básicas Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores. As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo. O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é po...

Apostila de Handebol 6º Ano 4º Bimestre

O jogo de handebol O handebol se assemelha muito ao futebol quando se trata objetivos do jogo. Cada time tenta levar a bola o mais perto do gol adversário para poder então tentar uma investida (marcar um gol) e evitar que o time adversário realize a mesma ação. O número de substituições é ilimitado, mas deve ser feito em um espaço de 4,45m, partindo da linha central da quadra (não é necessário parar o jogo para realizar as substituições, e estas apenas podem se realizar após que o jogador a ser substituído saia completamente da quadra). Durante uma defesa todos os jogadores do time têm o mesmo objetivo, tentar bloquear a passagem de qualquer jogador adversário pela barreira defensiva formada pelo time defensivo. Já durante um ataque, cada jogador, dependendo de sua posição, realiza um conjunto de ações distinto. Porém, todos buscando o mesmo objetivo. Atravessar, ou tornar possível a passagem de outro jogador de seu time, a barreira defensiva adversária, tendo a chance de marcar...